Dúvidas Frequentes
1) O programa é gratuito?
Sim, as vagas do projeto foram financiadas pelo Instituto Sabin, permitindo que o projeto seja gratuito para as Organizações da Sociedade Civil.
2) O processo de seleção é via edital?
Não, a seleção será por meio de um processo seletivo em que o comitê de seleção (formado pelo Instituto Sabin e pela Phomenta) selecionará as organizações mais aderentes ao objetivo do Programa Saúde+ 2023 e que atendam aos pré-requisitos mínimos.
3) Quais cidades podem participar?
Confira aqui as cidades.
4) Preciso sair de casa para participar do projeto?
Não, o projeto será 100% online, por meio de encontros virtuais e ao vivo com interação em tempo real, com facilitadores e outras organizações, atividades com ferramentas digitais e assessorias online para acompanhamento do desenvolvimento de cada organização.
5) Não possuo todos pré-requisitos do Projeto, posso participar?
Infelizmente, não. Mas você pode se cadastrar para receber novidades de outros projetos (clique aqui para acessar) e também se capacitar com os conteúdos disponibilizados no Portal do Impacto.
6) Quem da organização deve participar dos encontros?
É fundamental que a liderança da organização participe das capacitações, uma vez que no projeto serão discutidos temas estratégicos e que demandam poder de decisão para realizar as mudanças propostas. Além disso, é pré-requisito mínimo a participação de uma pessoa com poder de decisão durante todo o projeto.
7) Não tenho CNPJ, posso me inscrever?
Não. Possuir CNPJ com no mínimo 2 anos de fundação é pré-requisito para participação no programa.
8) Minha organização não possui 2 anos de formalização, porém atua há mais de 2 anos. Posso me inscrever?
Infelizmente não. Um dos pré-requisitos do projeto é que a organização possua um CNPJ ativo há, pelo menos, 2 anos.
9) A inscrição nesta página garante a minha vaga no projeto?
Não, esta é apenas a primeira etapa do processo seletivo. A organização deve cumprir com as outras etapas para completar a inscrição.
10) Quando minha vaga no projeto será confirmada?
A divulgação das organizações pré-selecionadas será em maio.
11) Preciso inscrever 2 representantes da minha organização para participar?
Sim, cada organização tem direito a duas vagas. No entanto, é crucial que ao menos um dos participantes seja alguém com poder de decisão dentro da sua OSC.
12) Onde encontro a ementa do curso e quem são os professores?
O projeto é conduzido pela equipe da Phomenta, que possui experiência acelerando mais de 100 organizações de todas as regiões do Brasil. A ementa com mais detalhes do conteúdo será divulgada no início do projeto, porém pode sofrer alterações conforme necessidades e demandas das organizações participantes.
13) Os participantes são fixos?
Sim. Uma vez definido pela organização quem serão os representantes durante o projeto, é importante que não ocorram mudanças, já que os conteúdos são conectados e seguem uma didática onde um encontro está ligado ao outro - isso significa que se um participante perde o conteúdo do encontro online 1, dificilmente consegue acompanhar o encontro online 2.